O projeto que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana deve beneficiar os catadores de lixo de Picos
ERIVAN LIMA, da Editoria - Ascom
Prefeito Kleber Eulálio durante reunião com a secretária Estadual do Trabalho, e o secretário de Meio Ambiente de Picos,
O Prefeito Municipal de Picos, Kléber Eulálio, participou de uma reunião nesta sexta-feira, 08/02, na Câmara Municipal, com a secretária do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Larissa Maia. O objetivo é trabalhar o projeto de instalação da usina de tratamento de lixo em Picos.
A reunião contou com a participação do secretário Municipal de Meio Ambiente, Glauber Silva e de técnicos da área, além de vereadores municipais. A idéia é construir a primeira usina de tratamento e destinação final de lixo do Piauí, no município de Picos.
Larissa Maia informou que o projeto teve início e classificou a presença de sua equipe na cidade de Picos, como ?uma visita técnica operacional?. A secretária Larissa ressaltou que o debate sobre o lixo na cidade vai de encontro ao atendimento de um problema que está à vista de todos.
RESGATE SOCIAL
A proposta do Palácio Coelho Rodrigues é que o projeto fortaleça o cooperativismo, estimulando a participação de associações que se reúnam em torno de uma grande cooperativa. O prefeito Kleber Eulálio, quer que o projeto sirva para conferir mais dignidade aos catadores de lixo e eleve sua renda.
Conforme o prefeito de Picos, o projeto não é apenas um aterro sanitário. Ele explicou que parte do lixo será reciclado, transformado em adubo e energia. Ele disse que não haverá montanhas de lixo, nem mau cheiro.
PROJETO DE INDÚSTRIA
De acordo com Kleber Eulálio o projeto terá um caráter industrial, montado com o que existe de mais moderno. ?É uma indústria, onde a matéria prima é o lixo, com geração de emprego e renda para a população?, enfatizou.
Está marcada para o dia 20 de fevereiro, em Brasília, uma reunião com membros do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura de Picos. A finalidade é apresentar o projeto básico para o início da construção da usina e contratação de técnicos.
O prefeito Kleber Eulálio disse que recomendou aos seus auxiliares que iniciem os entendimentos para definir a localização da área para edificar a indústria. O espaço a ser construído deverá ser próximo à BR 316 ou BR 020. Dentro de um ano a usina deve entrar em operação.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.