O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza no próximo sábado, 14 de setembro, Conferência em Picos para eleger o Comitê Municipal. O evento ocorrerá no plenário da Câmara de Vereadores e deverá contar com a presença de filiados, lideranças do partido e representantes de outras agremiações.
A Conferência terá início a partir das 8h da manhã e, de acordo com a pauta será feito um balanço das atividades do atual Comitê Municipal, apresentação de novas filiações e discussão dos documentos e das teses apresentadas pelo Comitê Central para o 13º Congresso do PCdoB, previsto para novembro deste ano, em São Paulo.
?A partir das 8 da manhã estaremos recebendo os filiados na Câmara, assinando novas filiações e às 11h o momento político com o discurso das autoridades e apresentação do novo comitê aos presentes?, informou Gláuber Silva, presidente do PCdoB de Picos.
Ele explicou ainda que, na oportunidade haverá a eleição do novo Comitê, composto por 23 membros e mandato de dois anos, escolha da executiva e eleição dos delegados à Conferência Estadual, em Teresina.
Em Picos, o PCdoB tem cerca de 130 filiados e, segundo Gláuber Silva, a perspectiva é que esse número chegue aos 150 ou 160 na Conferência Municipal deste sábado.
?Por conta do número de filiados temos direito a montar um Comitê com 23 pessoas, que são escolhidas por todos os membros do partido. A partir daí é eleita a executiva, formada por presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, etc. Em Picos, isso sempre acontece por meio do consenso?, pontua Gláuber Silva.
Uma boa parte dos filiados defende a permanência do advogado Gláuber Silva na presidência do Comitê, mas, ele próprio entende que deve haver uma renovação. ?Nós vamos nos reunir nesta quinta-feira, 12, e discutir esses nomes que serão apresentados aos filiados durante a Conferência. Eles votarão sim ou não em cada membro apresentado na chapa? explica.
Presenças
Várias lideranças já confirmaram presença na Conferência Municipal do PCdoB em Picos, dentre as quais o deputado federal Osmar Júnior, vice-presidente da executiva estadual, José Carvalho; secretário de Estado do Meio Ambiente, Dalton Macambira e o suplente de vereador da capital, Cássio. Também devem participar os presidentes de outros partidos, vereadores e suplentes.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.