Segundo a coordenadora geral do SAMU, Rosa Dantas, este é um número alarmante e que sempre fez parte do cotidiano dos picoenses.
Fonte: Marta Soares
No período de janeiro a agosto de 2013, o SAMU - Serviço Móvel de Urgência - de Picos registrou o atendimento a 238 acidentes com motociclistas onde os condutores estavam sem capacete, equipamento obrigatório de proteção. Segundo a coordenadora geral do SAMU, Rosa Dantas, este é um número alarmante e que sempre fez parte do cotidiano dos picoenses.
Apesar da fiscalização intensa, estes acidentes ocorrem em sua maioria nos finais de semana, quando as pessoas abusam do consumo de bebida alcoólica e não se conscientizaram ainda da importância do uso do capacete. "Em um acidente de moto, a cabeça reage como uma lança é a parte que se projeta. Imaginem um queijo dentro de uma caixa, se você jogar esta caixa no chão a tendência do queijo é se partir e isso é o mesmo que acontece com o cérebro quando o motoqueiro não usa o capacete", disse a coordenadora.
De acordo com a coordenadora, os acidentes são causados em sua maioria pela imprudência dos condutores, seja pela falta de capacete, alta velocidade, ingestão de bebida alcoólica ou falta de atenção.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.