Iniciando as atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho, a Secretaria de Assistência Social e Ação Comunitária de Picos juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município realizou nesta segunda-feira (10) no plenário da Câmara Municipal um fórum para discutir o trabalho infantil na cidade.
O evento, que teve sua abertura realizada pelo prefeito Kleber Eulálio, contou com a presença de várias autoridades e a sociedade civil organizada, além de centenas de crianças do Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos (SCFV), o antigo PETI.
Segundo o educador social do Creas Alcebíades Araújo, o principal objetivo do Fórum é sensibilizar a população para que ela possa discernir o que é trabalho infantil e o que é orientação familiar. ?Muitas vezes as pessoas não tem a noção de que a pratica do trabalho infantil é prejudicial?, conta.
Sendo muito praticado na cidade, o Conselho Tutelar juntamente com outros órgãos competentes vem fiscalizando para combater o trabalho infantil na cidade. Segundo Alcebíades, um trabalho de levantamento nas ruas de Picos vem sendo feito para buscar quais pontos em que há maior incidência da prática.
Para a presidente do Conselho Tutelar Francilda Araújo, a fiscalização está sendo frequente. Segundo ela o Conselho Tutelar recolhe as crianças que forem flagradas trabalhando. ?Nós continuamos combatendo o trabalho infantil na cidade?, conta.
As atividades prosseguem nesta terça-feira (11) no 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) com atividade recreativa com as crianças do PETI e na quarta-feira (12) no dia ?D? será realizada uma grande caminhada pelas ruas cidade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.