A campanha acontece na próxima segunda-feira (25) e se estende até o dia 29
Postado :Leila Fernanda
Em comemoração ao dia nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional de Picos realiza na próxima segunda-feira (25) a campanha para doação de sangue que se estende até o dia 29. A campanha tem por objetivo aumentar o banco de sangue disponível no Hemocentro de Picos que atende a Picos e macrorregião.
Segundo o coordenador de campanha do Hemocentro, Dr. Waldemar Júnior, o sangue é um problema crônico. ?Nosso banco de sangue nunca é suficiente se pensarmos que há vários grupos sanguíneos, e que mesmo tendo uma quantidade considerável, há sempre a falta de um grupo de sangue, por isso a necessidade de sempre incentivar a doação de sangue?, disse o coordenador.
Waldemar Júnior ainda informou que normalmente o Hemopi de Picos recebe por mês entre 250 e 300 doadores, mas durante a campanha espera que este número aumente para 400 doadores. Para as pessoas que comparecerem ao Hemopi de Picos durante a semana em que ocorre a campanha e realizarem a doação de sangue serão entregues camisetas como brindes e incentivo.
Foto:jesika Mayara
O coordenador da campanha, Dr. Waldemar Júnior, ainda aproveitou a oportunidade para fazer um convite a toda a sociedade picoense. ?Convidamos as pessoas que são doadores de sangue, e as que ainda não são para participarem desta grande campanha e conhecerem o serviço que é simples, e ao mesmo tempo ajudar vidas que dependem da sua doação?.
Quem pode doar
Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
Quem tem e está com boa saúde;
Quem pesa acima de 50 kg;
Quem não pode doar
Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IGM positiva).
Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
Quem usou ou usa drogas injetáveis;
Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
Fonte:Paula Monize
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.