II Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial é realizada em Picos

II Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial é realizada em Picos

Com o tema ?Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo- Por um Piauí afirmativo?, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) juntamente com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Picos estão realizando durante todo o dia de hoje (10), a II Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial.

O evento está sendo realizado no auditório da Escola Normal Oficial de Picos (ENOP). A solenidade de abertura teve início às 9h e contou com a participação de representantes de entidades e do poder público dos municípios da região de Picos. Estudantes, professores e autoridades políticas também estão participando da Conferência, como também o secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes que fez a abertura da Conferencia.

Segundo o coordenador da Comissão Organizadora do evento, Paulo Mafra, a proposta da Conferencia é discutir e propor novas políticas para a igualdade ser efetivada na região.

?Aqui estão participando população cigana, quilombola, movimento negro, terrero de umbanda e comunidades tradicionais que convivem com essa discussão do cotidiano e agora estão tendo o momento de propor um documento, que vai para o estado e será discutido e depois será levado a Brasília?, conta Mafra.

Segundo Mafra, existem vários reclamações dos movimentos sociais e os problemas existem há muito tempo. ?A sociedade tem que falar o que quer e nós vamos correr atrás para que esse documento seja produzido para chegar a um nível estadual e posteriormente nacional?, fala.

De acordo com Francisco Guedes, a Conferência é fundamental para o dialogo e as propostas aos movimentos sociais. Segundo ele, com base no que for definido nas Conferencia estaduais e nacionais o governo define as políticas publicas da igualdade racial.

No início do evento os participantes prestigiaram uma apresentação cultural realizada pelo grupo quilombola de Paquetá do Piauí.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES