O objetivo da Central de Libras é promover a inclusão das pessoas com deficiência na região Centro-Sul piauiense.
Postado:Leila Fernanda
O governador Wilson Martins e o prefeito Kleber Eulálio (PMDB), implantaram na tarde de ontem, dia 19, uma Central de Interpretação de Libras (CIL) em Picos. A Central foi implantada na Casa da Juventude, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, Centro. Com o funcionamento do órgão, Picos torna-se a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Central de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.
Segundo o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Romildo Mafra, são muitos benefícios que a central de libras traz para o município de Picos. Na ocasião ele citou dois benefícios, como a acessibilidade que o deficiente auditivo vai ter e no serviço público e no privado. ?Eles vão ter toda uma assistência no sentido de leva-los ao serviço público e a instituição privada para resolver seus afazeres?, diz o secretário.
O trabalho prioriza o atendimento presencial, mas também envolve atendimentos virtuais em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, através da internet.
O governador Wilson Martins informou que em Picos existem 3 mil pessoas com deficiência auditiva. Segundo ele, é fundamental que essa parceria entre governo federal, estadual e a Prefeitura de Picos possa estar incluindo mais pessoas com este tipo de deficiência. ?Ficamos felizes por esse conjunto de ações que vem de forma efetiva a melhorar a inclusão de pessoas?, diz o governador.
Durante a solenidade, o prefeito Kleber Eulálio agradeceu o governador Wilson Martins pela instalação da Central de Libras. ?Esperamos que a Central de Libras possa vir a colaborar para que todas e todos vocês tem uma melhor qualidade de vida e agradecemos ao governador e ao secretário por implantar a primeira central de libras no nosso município?, agradece o prefeito.
Foto:SECOM
Na ocasião o governador doou um veículo para servir à Central de interpretação de Libras de Picos e assinou, ainda, termo de concessão de uso de bens móveis.
Fonte:secom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.