UFPI de Picos não terá curso de medicina em 2014

UFPI de Picos não terá curso de medicina em 2014

Graduação poderá vir para Picos só a partir de 2015

Fonte: Rodeador News

Apesar do empenho do Governador do Estado, Wilson Martins (PSB), junto ao MEC (Ministério a Educação), para conseguir a liberação de um Curso de Medicina para UFPI (Universidade Federal do Piauí), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, a instituição não oferecerá a graduação a partir do próximo ano como queria o Chefe do Poder Executivo Estadual.

Em visita ao município picoense, onde participou da solenidade de posse da nova diretoria do Campus local, o Magnífico Reitor da UFPI, Professor Doutor José de Arimatéia, explicou que uma mudança do MEC para a liberação dos cursos de medicina inviabilizará a vinda da graduação ainda em 2014.

?Não são mais as instituições que pleiteiam a oferta do curso. É o MEC que baixa um Edital e diz onde poderá ser oferecido o Curso de Medicina e as instituições concorrem. Então o MEC é quem libera essas vagas. Ele liberou recentemente 80 vagas para Parnaíba, 40 novas vagas para Teresina e estamos aguardando a liberação de Picos que está, vamos dizer assim, na fila para ser liberado?, explicou o Reitor.

José Arimatéia falou ainda que não existe previsão para as vagas no Curso de Medicina serem liberadas para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Ele frisou que neste momento a prioridade do UFPI e do MEC é tratar da implantação das vagas já liberadas para Parnaíba e Teresina.

?Picos não terá em 2014 porque as vagas que serão oferecidas em 2014 nós estamos trabalhando para que tenha a infra-estrutura adequada para elas. Então quando liberarem as vagas de Picos nós teremos um certo tempo para implantar a infra-estrutura. Então seria para 2015, mas não tem data prevista?, concluiu.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES