Zona Azul será implantada em Picos ainda este ano

Zona Azul será implantada em Picos ainda este ano

Zona Azul | Divulgação

A previsão é que a implantação aconteça ainda no mês de novembro.

Fonte: Jesika Mayara

clique para ver a foto em tamanho real

A praça Felix Pacheco é um dos locais que receberão a Zona Azul

Encontrar um local para estacionar em Picos está cada vez mais difícil e isso gera mais um agravante no trânsito picoense para tentar dar maior mobilidade ao mesmo o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) pretende implantar o projeto Zona Azul nas principais ruas do Centro da cidade ainda este ano.

A Zona Azulou Área Azul é uma modalidade de estacionamento, utilizado em grandes cidades brasileiras para incentivar a rotatividade de vagas.Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais desta forma limita-se o tempo de estacionamento sendo possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

O projeto objetiva a cobrança por estacionamento no perímetro urbano que contemplar o projeto, o dinheiro arrecadado será investido na sinalização nos bairros e na possível expansão do projeto pela cidade.

Para o superintendente do DMT, Nobre Júnior, o projeto já está concluído e deve ser implantando assim que sejam asfaltadas as vias o que deve acontecer o mais breve possível. ?Após a passagem do asfalto será realizada a pintura horizontal e vertical das vias.?

Inicialmente a Zona Azul abrangerá a Avenida Getúlio Vargas, Praça Felix Pacheco, Rua Coronel Luís Santos, Praça Josino Ferreira, Avenida Nossa Senhora de Fátima e Rua Coronel Francisco Santos. Futuramente, o projeto será expandido ainda para as Ruas Coronel Antônio Rodrigues e São José.

Os preços ainda serão estabelecidos, porém se trabalha com a possibilidade de R$ 1,00 por hora, onde o veículo pode ocupar a vaga por no máximo três horas e o veículo que ultrapassar esse tempo será multado.

Após a implantação do projeto haverá diversas campanhas educativas que terão o intuito de esclarecer aos motoristas como o projeto funciona. ?Além das campanhas iremos divulgar na imprensa local o objetivo e as características do projeto que terá aproximadamente dois meses para que as pessoas se habituem.?

Além da zona azul também começará a vigorar uma lei que proíbe a entrada de veículos pesados em Picos que prejudicam a mobilidade onde o departamento já enviou notificações aos comerciantes e realizará uma reunião com os mesmos na Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos.

O projeto foi orçado em R$ 900mil que contempla a sinalização das ruas, semáforos e placas onde a empresa já foi licitada sendo a mesma que implantou o processo na capital. ?Esse valor que está na licitação da tranquilamente para fazer o projeto.? Afirma o superintendente.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES