Conselheiros do Território do Vale do Sambito estiveram reunidos nesta quinta-feira (12) em Francinopolis para mais uma assembleia ordinária. Na pauta, discursões sobre programas voltados para jovens, investimentos como o Proinf, fechamentos de instituições em Valença e prestação de contas do conselho, entre outros temas de interesse regional.
O evento realizado na Câmara de Vereadores contou com a presença dos prefeitos: Claudison Brito (Barra D`Alcântara), Claudia Regina (Várzea Grande), Neguinho Barbosa (Prata), Silva Junior (Inhuma), vice-prefeito de Ipiranga, Gilvá Ramos, coordenador da Cojuv Vicente Gomes, além de representantes das outras cidades do território.
Após a abertura dos trabalhos feita pelo prefeito de Francinopolis, Paulo Cesar, e das apresentações culturais de jovens assistidos pela assistência social do município teve inicio os trabalhos com as falas dos gestores sobre o Proinf, que beneficiará os municípios com projetos de até R$ 200 mil reais.
As políticas para a juventude foi o tema abordado pelo coordenador estadual juventude, Vicente Gomes, que parabenizou a secretária de assistência social Socorro Bandeira pelos trabalhos realizados em Francinopolis.
Durante a explanação da prestação de contas, a presidente Lidiane Veloso ressaltou as dificuldades de algumas cidades em participar das atividades do conselho, assim como a de cumprir com suas obrigações nos repasses mensais ao conselho que é de apenas R$ 162,18, ou 17% do salario.
Na assembleia dessa quinta a presidente voltou a informar que de acordo com o regimento secretários e assessores que representem suas cidades precisam levar um oficio da prefeitura dando poderes para que o mesmo possa votar e decidir por suas cidades. Valença foi representada pelo secretário de agricultura, José Gomes, que não tinha essa autorização.
O fechamento de instituições como o SENAC, do setor de pericia do INSS e das constantes ameaças de fechamento da Vara do Trabalho e da própria UESPI também foram discutidos na assembleia.
As lideranças regionais lamentaram o fechamento e as ameaças e prometeram esforços para impedir as ações, mas destacaram que essa luta teria que ser liderada pelas forças politicas de Valença. “Se isso acontecesse na Inhuma, poderia até sair, mas não sem lutar”, disse o prefeito Silva Junior da Inhuma.
Além de agradecer a presença de todos, o prefeito Paulo Cesar convidou os presentes para as atividades dos 56 anos do município, que será comemorado dia 1º de maio com feira durante todo o dia e shows a noite com Marcia Felipe e outras atrações. O próximo encontro será na cidade de Prata que deve acontecer no mês de junho.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.