Correios Pio IX não faz adesão a greve nacional

Correios Pio IX não faz adesão a greve nacional

Pio IX | Pio IX

A agencia dos correios no município de Pio IX, informou extra-oficialmente na manhã desta segunda, 12 de março, que não fará adesão a greve nacional, anunciada em 22 estados mais o Distrito Federal, pelos sindicatos.

De acordo com informações da gerência em Pio IX, os serviços locais funcionarão normalmente mas pode ser afetado pela greve dos grandes centros.

"Aqui é oficial que não adere, mas sem dúvidas a cidade fica prejudicada por que nos centros de distribuição, se a greve for pesada mesmo, fica com poucos funcionários e consequentemente não mandam as cargas que tem quer mandadas pra cá" Afirmou um funcionário.

Reivindicações

Entre as razões para a greve estão plano de carreira e retirada de benefícios. Veja abaixo:

  • alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários
  • cobrança de mensalidades e retirada de dependentes do plano de saúde
  • suspensão de férias a partir de abril para carteiros, atendentes e operadores de cargas
  • redução da carga horária e do salário de funcionários da área administrativa
  • extinção do cargo de operador de triagem e transbordo (responsável pelo processo de tratamento e encaminhamento de cartas e encomendas)
  • fechamento de mais de 2.500 agências próprias por todo o Brasil
  • não realização de concurso público desde 2011 e planos de demissão voluntária, que reduziram o número de funcionários

Segundo os Correios, a questão do plano de saúde foi discutida “exaustivamente” com as representações dos trabalhadores, tanto no âmbito administrativo quanto em mediação pelo Tribunal Superior do Trabalho e que, após diversas tentativas sem sucesso, a forma de custeio segue para julgamento pelo TST.

A empresa aguarda uma decisão conclusiva para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com os custos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES