Formar cidadãos tem sido tarefa difícil nos dias atuais. Educação familiar, instrução escolar, esse processo “escola x família x sociedade” vem se tornando cada dia mais utópico. As consequências são vistas diuturnamente; indisciplinas, delitos, centros de internação abarrotados de menores infratores etc.
Para atenuar essa triste realidade, vários projetos vêm surgindo com resultados positivos, como as "Escolas Cívico Militares" onde existem convênios com algumas escolas públicas e instituições militares, (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército)...
Em Redenção do Gurguéia, a IGREJA BATISTA VIDEIRA instituiu este ano de 2022 o Projeto “BRIGADA MIRIM – Videira do Piauí” com ótimos resultados já percebidos.
O Projeto é Coordenado pelo Pastor Glaucio, Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal com mais de 25 anos formando cidadãos, com a corroboração de muitos voluntários que dão apoio em reforço escolar entre outras atividades.
São 30 alunos matriculados e uma lista de espera para substituir aqueles desistentes ou que por alguma razão não querem mais participar.
Embora, antes do início do ano letivo o coordenador tenha visitado escolas, conversado sobre o Projeto, houve dificuldade no sentido de adequação de horários.
“Quanto ao horário tivemos que adaptar para um horário após as aulas, pois tivemos uma situação de várias crianças matriculadas no mesmo horário da brigada, tentamos fazer uma adaptação junto às escolas (transferir do turno da tarde para manhã), mas não tivemos êxito, por fim reunimos com os pais e, para não perder aqueles que já haviam começado, colocamos a brigada no horário pós escola, às 17:30h” disse o Subtenente, lamentando pelo sacrifício destas crianças, porém os mesmos não queriam abandonar a brigada.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.