Brigadistas de Redenção do Gurguéia recebem certificado de conclusão após 3 anos de formação contra incêndio

Brigadistas de Redenção do Gurguéia recebem certificado de conclusão após 3 anos de formação contra incêndio

Sec. Meio Ambiente, brigadista e Prefeito Municipal | Ronaldo Figueiredo

Redenção do Gurguéia é uma cidade em meio às áreas de preservação ambiental, parques e reservas; é também uma região com inúmeros focos de incêndios devido a cultura dos agropecuaristas em atear fogo na pastagem seca para renovação da mesma.

Devido a estes e outros fatores, Redenção foi selecionada em 2010 para preparação de uma brigada contra incêndio. Na época foram selecionados 30 candidatos e treinados por agentes do IBAMA. Essa formação garantia além da capacitação dos profissionais, equipamentos contra incêndio e, com empenho político, poderia também se conseguir viatura, contratos para os brigadistas entre outras vantagens. No entanto nada disso foi adiante, nem mesmo os certificados foram entregues por desinteresse dos gestores da época.

Diante dessa situação, o novo Secretário de Meio Ambiente ? Abgail Guerra Filho ? empossado em janeiro de 2013, recorreu ao IBAMA solicitando de imediato os certificados (e conseguiu atualizado, visto que os mesmos vencem a cada dois anos), mais equipamentos contra incêndio, mais um curso de formação para brigadistas (voltado para moradores da Zona Rural) solicitou uma viatura e deu entrada ao processo de contratação desse pessoal.

Segundo o secretário, Redenção está com 3 anos de atraso em relação a outras cidades do Piauí que além de viaturas e equipamentos já conseguiram também a efetivação de muitos brigadistas. Ele acrescenta ainda que esse pessoal será pago pelo Banco Mundial, não onerando em nada os cofres públicos municipais.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES