De autoria do Vereador Ampario Gil – Presidente da Câmara – um projeto de Resolução 01/2015 que dispõe sobre a Criação e Implantação da “Câmara Municipal Mirim” em Redenção do Gurguéia, foi aprovado, tornando-se Lei de Resolução 01/2015.
O Projeto visa, essencialmente educar os jovens a participar mais destacadamente da realidade de sua comunidade, despertando e criando interesse pelas decisões que direta ou indiretamente o afeta e desenvolvendo uma consciência cívica voltada as necessidades públicas.
Atualmente, é facilmente percebido o desinteresse da juventude pela política e pelas decisões governamentais.Não apenas em nível municipal, ou no Poder Legislativo, mas em todos os níveis da Federação e em todos os Poderes.
Na expectativa de mudar essa situação, considerando que os jovens de hoje serão os líderes de amanhã, serão aqueles que decidirão o futuro desta Nação, deste Estado, deste Município e desta Comunidade, os vereadores dão o primeiro passo que pode ser um marco para a mudança de atitude e de visão quanto ao futuro desta comunidade.
Participarão do processo de escolha dos vereadores mirins, as escolas do município públicas e privadas que possuírem turmas de 7º ao 9º ano. As secretarias serão responsáveis pela escolha que atenderá alguns critérios como: Eleições visando o surgimento de lideranças, análise do currículo escolar do aluno e sua atuação e participação na escola, concurso de redação sobre temas atuais entre outros.
Compete à “Câmara Mirim” especificamente, encaminhar propostas ao Município, relativas a temas tais como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer meio ambiente e outras de interesse do município.
A “Câmara Mirim” reunir-se-á no Plenário da Câmara Municipal, uma vez por mês de 01/03 a 30/06 e de 01/08 a 15/12, uma hora antes das sessões ordinárias da Câmara Municipal.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.