A comunidade Brejão dos Aipins (21 km da sede do município), denominada quilombola, festeja Todos os Santos tendo como dia 1º de novembro a derrubada do mastro e encerramento do festejo.
Neste ano de 2013, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas Seccção Pi ? ABD-Pi esteve na comunidade durante dez dias para registrar a devoção dessa comunidade, sua cultura e tradição, costumes e crenças.
O documentarista Roberto Sabóia da ABD PI informou que este trabalho é uma parceria com o IPHAN ? Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que é o inventário das comunidades quilombolas do Piauí. O documentário produzido é financiado pelo órgão e que fará parte do inventário nacional, sendo lançado 5 DVDs, cada um de uma comunidade diferente (o projeto envolve 5 comunidades quilombolas piauienses), além de ser lançado também um livro contando a história da comunidade com ilustrações. Segundo o documentarista, o mais importante deste trabalho não é exatamente do documentário de 15 minutos, mas o registro que fica para pesquisa, pois em média são gravadas 10 horas de imagens e áudio que ficará disponível na biblioteca do IPHAN, onde em qualquer período que alguém precisar fazer um estudo sobre a comunidade, busca no IPHAN e terá todo acervo à disposição.
Quanto ao filme serão produzidas 1.000 cópias sendo 500 distribuídas na comunidade e as demais serão enviadas para pesquisadores e Ministério da Cultura. Além do mais, a ABD inscreverá esse filme em festivais, onde a Associação se compromete a reverter todo e qualquer prêmio conquistado para a comunidade, visto que a Associação não faz cinema, apenas registro.
Roberto Sabóia disse que a partir de agora será feito a edição do trabalho e após a conclusão, voltará na comunidade com o filme pronto para receber a aprovação ou correção dos moradores, se os nomes estão corretos etc.
Brejão dos Aipins agora estará nacionalmente registrado. A nível local, a comunidade tem tido um acompanhamento mais presente, pois o vice-prefeito José Carlos é filho da comunidade e tem buscado incessantemente melhorias para seu povo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.