A NORAGRO ? Nordeste Agrícola Ltda. Realizou nesta sexta-feira, palestra sobre Cultura da Melancia e do Feijão, Sistema de Irrigação e Ração para Peixes. A palestra foi proferida pelos engenheiros agrônomos Marcilio Barreto e Francisco Tertuliano do Nascimento Junior e o Técnico Agrícola Celso Luiz Fagundes com apoio da Secretaria de Agricultura e EMATER PI de Redenção.
A novidade destas palestras é o interesse das empresas com o pequeno agricultor em um momento muito oportuno. Esta semana o resultado de uma pesquisa realizada pela Datamérica, empresa de consultoria de Pernambuco, informou que o Piauí é o estado que mais crescerá no próximo ano. Segundo as projeções, o Nordeste manterá um crescimento acima da média nacional, com destaque para o Piauí.
O economista Alexandre Rands, da Datamétrica também chamou a atenção para uma tendência de redução nas distorções entre os desempenhos dos PIBs da região. Segundo cálculos da Datamétrica, a diferença entre o menor e o maior crescimento em 2010 será de apenas 0,79 ponto percentual.
Isso pode ser explicado, segundo Rands, pelo fato de o consumo das classes C e D do Nordeste, que é o que mais cresce, ser abastecido prioritariamente por uma produção local, de pequeno porte. ?O valor adicionado local cresceu muito nos últimos anos e foi um fator importante nesse equilíbrio?, explicou o economista.
Com o incentivo do Governo Federal à Agricultura Familiar, inclusive com a determinação de que 30% da Merenda Escolar seja adquirida da produção local, o apoio da Secretaria de Agricultura, EMATER PI, o potencial hídrico e a fertilidade das terras do Médio Gurguéia, com mais um pouco de boa vontade dos agricultores, estaremos em pouco tempo desprendidos do assistencialismo ?político? que a uns cidadãos mata de vergonha, já a outros vicia como diz a letra da música de Luiz Gonzaga.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.