O sistema de infraestrutura da educação municipal vem sendo reformulada desde o ano de 2013 quando foram banidos os caminhões abertos (pau de arara) no transporte escolar com aquisição de mais três ônibus escolares; aquisição de mesas e cadeiras para discentes e docentes; aquisição de quadros acrílicos banindo o pó de giz, aquisição de bicicletas, aquisição de fardamento para todos os alunos entre outros benefícios.
Agora o foco é na infraestrutura das escolas; estão sendo reformadas, ampliadas e serão climatizadas, já estão forradas e serão instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas.
Destaca-se o Colégio Dirceu Arcoverde localizado no bairro Planaltina que recebeu mais quatro salas, um refeitório com cantina e será construído ao lado (já licitado), um ginásio poliesportivo.
Ao todo agora são 12 salas de aula, todas climatizadas podendo atender mais de 600 alunos nos turnos vespertino e matutino.
A nova estrutura dessa escola será um benefício não só para classe estudantil, mas também para todo bairro visto que para o bom funcionamento dos aparelhos split que são de 24 000 BTUs, será instalado um transformador de 75 kva, o que resolverá um problema antigo do bairro que sempre sofreu com quedas de energia.
A Prefeitura adquiriu ao todo 44 aparelhos sendo 30 de 24000 BTUs e 14 de 18000 BTUs. Algumas escolas da Zona Rural ainda precisa se adequar com relação a energia, pois em alguns casos a rede é monofásica, insuficiente para suportar todos ligados ao mesmo tempo.
Em toda região do Extremo Sul piauiense, Redenção é a única cidade que está climatizando salas, oferecendo ao aluno na escola pública, toda estrutura da escola privada.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.