Em recente homilia do Padre José Dino, esse disse que ?pessoas simples, em lugares simples, fazendo coisas simples tornam-se extraordinárias?. Essa frase encaixa-se perfeitamente no que estamos vivendo na comunidade Palestina. Termozires Barbosa de Sousa, ancião e fundador daquela comunidade (doou muitos lotes de terra, buscando a formação de uma grande comunidade), durante muitos anos Celebrou Festejo de Santa Cruz. Termozires com sua simplicidade, todos os anos reunia as comunidades vizinhas, arcando com todo custo, desde acomodação a alimentação dos visitantes durante os nove dias. Hoje o festejo de Santa Cruz é um acontecimento, contando com a participação de visitantes vindos de Brasília (ônibus fretado), cidades circunvizinhas a geração de renda através de barracas, festas dançantes, vaquejadas, entre outros.
Autoridades participam da festividade como o Deputado Fernando Monteiro, O Prefeito Moaci, vice Julimar (da localidade) vereadores Termozires (neto) Márcio Lemos, Nilda Soares, Aline Barbosa (da comunidade), Arcilon Filho, Raimundo Neto (vereador de Bom Jesus) entre outros.
A parte religiosa é bastante forte com celebrações cotidianas na capela local. Toda comunidade participa na organização inclusive com leilões objetivando angariar recursos para manutenção da Igreja. Dona Loura Maia é um dos baluartes desta empreitada. Este ano os descendentes de Termozires farão o resgate da Esmola, reza tradicional feita de casa em casa no último dia de novena (dia 03 de maio).
Os filhos de Termozires ? João de Ziza, Crispin, Odino, Onorato, Amélio, Getulio, Magna, Julio são os recepcionistas dos visitantes assim como Astério Borges Guimarães e sua Esposa Loura Maia que vão de mesa em mesa agradecer pela visita.
Neste dia 03 além da Esmola, os netos de Termozires farão um time ?Os Zizas? para disputa em um torneio tradicional na comunidade.
O prefeito municipal Decretou Feriado Municipal neste dia 03 em homenagem ao festejo de Santa Cruz.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.