Foco de raiva em bovinos preocupa equipe de Vigilância Sanitária de Redenção do Gurguéia

Foco de raiva em bovinos preocupa equipe de Vigilância Sanitária de Redenção do Gurguéia

Foi confirmado através de Laudo Exame Raiva pela Gerencia de Zoonoses, Laboratório de Diagnóstico da Raiva na cidade de Teresina, um foco da doença em Redenção do Gurguéia. Os animais examinados são da localidade São José à cerca de 24 km da sede do município.

Até o momento já foram 09 animais mortos pela doença, o que deixou em alerta total toda equipe de Vigilância Sanitária da cidade.

Amanhã 17/12, será realizada reunião na comunidade São José com equipes da ADAPI ? Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Secretaria de Agricultura Municipal, EMATER PI e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, visto que muitas pessoas na comunidade tiveram contato com esses animais.

A Prefeitura colocou a disposição todas as equipes, dando logística aos profissionais e subsidiará os pequenos pecuaristas na aquisição de vacinas.

Uma outra suspeita foi levantada em outra propriedade de um município vizinho, porém ainda não confirmado pelo laboratório, no entanto, pelos sintomas, leva a crer que teremos mais uma propriedade contaminada com o vírus.

Diante do episódio, é provável que tenhamos restrições no consumo de carne bovina, bem como na comercialização de animais.

Segundo o Secretária de Agricultura, Everaldo Carvalho, todas as propriedades em um raio de 15 km serão isoladas e seus animais vacinados.

Quanto às pessoas que tiveram contato com os animais estão fazendo exame sorológico para detectar presença de vírus.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES