Quem mora nas pequenas cidades, sabe o desconforto de ouvir o barulho de motocicletas “rasgando ruas e avenidas” seja durante o dia ou noite, o incômodo é certo. E essa prática vem se tornando cada vez mais comum entre jovens motoqueiros, a colocação de barulhentos canos de escape. Esses equipamentos conhecidos também como “descarga livre” ou “cano torbal” que fazem um estrondoso barulho incomodando a população que se vê impotente diante dessa situação.
No entanto, a Polícia Militar da cidade, sob o comando do Cabo Afonso, chefe do GPM local desenvolveu uma “operação silêncio “ como consequência da campanha educativa, tirando de circulação alguns equipamentos que causam poluição sonora na cidade.
Ao todo foram recolhidos 04 kadrons, trazendo a paz e a tranquilidade da população e da comunidade escolar, afinal, em cidade pequena não tem como escolas, hospital e postos de saúde não serem afetados pela poluição sonora dessa natureza.
É importante entender que o uso de kadron em motocicletas caracteriza infração passiva de multa e recolhimento do veículo, pois no Art 98 do Código de Trânsito Brasileiro determina que nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.
O Cabo Afonso tranquiliza a população, afirmando que não medirá esforços no sentido de coibir as práticas delituosas no município, pra isso pede o apoio da sociedade no sentido de colaborar com a polícia, informando, denunciando, registrando boletins de ocorrência etc.
Com informações e fotos do GPM local
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.