O efetivo de Redenção do Gurguéia da Polícia Militar apesar de pequeno, vem se desdobrando no sentido de atender as determinações do Poder Judiciário e Ministério Público quanto ao trânsito na cidade.
Há cerca de dois meses atrás, portaria do Juiz da Comarca Dr. Jucelino Norberto da Silva Neto, proibiu o trânsito de motociclistas sem os acessórios obrigatórios (em especial, capacete), bem como apreensão de motos sem documentos ou em atraso.
Essa iniciativa reduziu (até agora) aproximadamente 100% dos acidentes, haja vista, que a determinação entrou em vigor numa terça-feira e no domingo anterior, três pessoas haviam sido encaminhados à Bom Jesus vítimas de acidentes com moto. Após a medida nenhuma vítima foi encaminhada até agora ao Hospital Regional.
Essa medida também coibiu o comércio clandestino de motos, além de dá comodidade a população devido ao som estridente dos ?kadrons? que também foram proibidos (equipamentos utilizados nas descargas das motos pra dar volume ao ?ronco? do motor).
As medidas educativas não param por aí, na semana passada, o Cabo Agamenon, chefe do GPM de Redenção, como sempre faz antes de colocar em prática as novas medidas, foi ao Programa Informativo 88 apresentado por este colunista, informar sobre a proibição de menores desacompanhados nas ruas à partir das 22:00h. Segundo o Cabo Agamenon, esse trabalho será realizado junto ao Conselho Tutelar. Disse ainda que menores ainda que acompanhados, em locais inadequados serão conduzidos para suas residências.
A princípio, o trabalho será mais preventivo e educativo, ou seja, o menor encontrado na rua será conduzido a sua residência onde os pais serão cadastrados, só em uma segunda abordagem os pais serão penalizados.
Há de se ressaltar o empenho do pequeno efetivo da cidade que não tem medido esforços, fazendo rondas diuturnamente, interagindo com a população, solicitando apoio dos moradores, colocando-se a disposição através de telefones etc.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.