O festejo do Senhor bom Jesus da Lapa terá início no dia 11 de agosto, mas já é o assunto mais comentado pelos moradores nas redes sociais.
O motivo é quanto a organização do festejo, pois do dia 11 ao dia 19 todas as noites uma profissão ou instituição é homenageada e dentre estas o dia 18 é o mais emblemático e animado, trata-se da NOITE DO VAQUEIRO que para a cultura nordestina dispensa comentários.
Esta noite tem sido tradicionalmente promovida e organizada por pessoas afins como os representantes do Parque de Vaquejada José Wilson, Vaqueiros e integrantes do Ministério de Música da Igreja. Acontece que o Prefeito surpreendeu a todos com o anúncio de uma cavalgada nesta data e durante todo o dia por um trajeto fora da cidade, na Zona Rural do município.
Veja o anúncio:
“Dia18 de Agosto a Prefeitura Municipal de Redenção do Gurguéia irá promover a Cavalgada Redenção com a Comitiva Vaqueirama que dará inicio logo após a Alvorada em frente a Igreja Matriz., Haverá café da manha em um ponto estratégico durante a cavalgada, almoço com churrasco para todos os participantes, camisas, vários prêmios para os vaqueiros presentes e tudo isso acompanhado de um dos maiores apoiadores do Brasil Clesinho Aboiador e da Rainha dos Vaqueiros Gaby Vaqueira fazendo toadas ao vivo. Uma organização Prefeitura Municipal Prefeito Dr. Macaxeira.”
Para a organização tradicional o dia compreende uma alvorada às 5:00h, discussão de organização da Missa às 10:00h, cavalgada pelas ruas da cidade às 16:00h, benção do Padre aos vaqueiros no patamá da Igreja às 17:30 e missa às 19:30h.
Para os organizadores, essa cavalgada de cerca de 15 km por estradas vicinais além de sacrificar os animais poderá prejudicar o andamento da missa.
A posição da Igreja:
O Padre José Dino disse que o evento tradicional será realizado: “O posicionamento é que nada vai mudar, o pessoal que faz todos os anos já está articulado para fazer este também, o evento (da Prefeitura) será algo à parte, falei para eles se unirem, mas não foi possível, então os meninos decidiram continuar com o que fazem todos os anos”. Veja abaixo imagens desta cavalgada de anos anteriores
A reunião
Depois dessa confusão os organizadores tiveram uma reunião com o representante da Prefeitura, Sr. Jorge Sena, irmão do Prefeito que também é Secretário de Geração de Emprego e Renda. A Prefeitura não abre mão de realizar o evento nos moldes anunciado.
As denúncias
Por trás de tudo isso, o Vereador Amparo Gil informou que uma estrada foi feita para realização do percurso da cavalgada, deixa que esse serviço realizado em propriedades do próprio Prefeito.
“Essa é a estrada que foi feita com o intuito de fazer o percurso dos vaqueiros na cavalgada, os questionamentos são simples por exemplo: como não ter máquinas em condições de recupera estradas vicinais, e ter para abrir uma estrada para um único evento? Ou melhor dizendo um dia de eventos...... É preciso mais sensibilidade com as necessidades do nosso povo, tem estrada vicinal que até hj nunca recebeu uma simples manutenção, mas quando o interesse é próprio realmente compreendemos que a coisa anda.”
Já um vaqueiro que não quis se identificar disse que a estrada feita é a ligação de dois imóveis do pai do prefeito: “essa estrada já tem de 5 a 7 anos que estava abandonada ..Essa estrada é indo pra fazenda dele nas Aruera.. conheço igual a palma da minha mão”.
O prefeito não foi encontrado para comentar as denúncias do Vereador e também do Vaqueiro. O espaço está aberto!!!
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.