Acontece nestes dias 24 e 25 de maio a Conferência Municipal de Educação. Como temática: Educação em Pauta, que tem como objetivo avaliar e buscar meios para se alcançar uma educação pública de qualidade para todos.
Hoje 24, os trabalhos estão sendo realizados no Centro Social com a comunidade em geral, dia 25 será realizado no Centro Educacional Joanita Piauilino com oficinas voltadas para os trabalhadores em Educação.
Em sua fala, o Prefeito Municipal Delano Parente disse da dificuldade que muitos alunos redencenses encontram quando buscam outras cidades para continuar os estudos. Isso segundo ele, devido a uma falta de parâmetro curricular municipal para direcionar a educação como um todo. O Prefeito disse que em um levantamento feito pelo setor, não constatou essa organização educacional, os professores recebem os livros do MEC e vão pras salas de aula sem um acompanhamento pedagógico, sem estrutura didático pedagógica. Ele espera que com esse Fórum possa amenizar essa situação. Disse também do esforço para dar melhor condição de trabalho aos docentes e conforto aos discentes.
O Prefeito disse que antes os alunos eram transportados em carros abertos sujeitos à poeira, sol, e chuva, hoje todos os alunos são transportados em carro fechado. Além dos 5 ônibus escolares, o município receberá nos próximos 15 dias mais um para integrar a frota. Também já foi licitado e todas as escolas serão reformadas nas primeiras férias deste ano.
Foi anunciado ainda um Projeto de incentivo ao professor que será votado na próxima segunda ferira pelo legislativo que dar um incentivo de R$ 300,00 para os professores da melhor turma. Essa avaliação será feita pela administração através de provas a cada semestre (uma espécie de ENEM municipal).
Outra informação do prefeito é que foi levantando todos os salários atrasados da classe da gestão anterior, cerca de 3 a 4 meses (em alguns casos) e serão pagos a partir de agora de forma parcelada a medida das condições da Prefeitura.
Os palestrantes desse evento são: Professor Ney da Universidade Estadual e Professoras Aldina e Claudia da Universidade Federal do Piauí.
Após a cerimônia de abertura, alunos da Escolar Rural Filomena Nunes da comunidade quilombola Brejão dos Aipins, fizeram uma apresentação de capoeira com o hino de Redenção adaptado para esta arte. A Escola Filomena Nunes é o símbolo daquilo que se espera de uma educação participativa com a inserção da arte no ensino aprendizagem e, principalmente a participação dos pais e comunidade em geral no eventos da escola e na administração escolar como um todo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.