A Prefeitura de Redenção do Gurguéia reestabeleceu a feira do município. Antes os produtores não tinham onde comercializar seus produtos, utilizando um terreno baldio nas proximidades do Centro Social, sem cobertura, sem higienização expostos a sol e chuva. O produtor Naércio de Miranda disse que a feira não poderia passar das 7:30h, pois os produtos não resistiam ao sol, além do ambiente ser exposto a fezes de animais.
Sensibilizado com essa situação e conhecedor do potencial da região, o Prefeito Municipal Delano Parente tomou uma série de providências. Estabelecer a Feira do Município, para isso alugou o prédio do antigo Clube Buritizinho por se tratar de um ambiente amplo, coberto e centralizado - fica situado na Rua Paraguai próximo ao fórum da cidade, até que o município possa construir um local próprio. Foram feitas algumas adaptações como divisão para 26 box com pia e torneira em cada um e limpeza. A Prefeitura como medida de incentivo, ainda se comprometeu a fazer o transporte dos produtores e suas mercadorias no período de 60 dias. São carros que saem com destino a todas as comunidades produtoras onde a Prefeitura trás pela manhã e leva de volta ao meio dia todos os sábados destes 60 primeiros dias.
As medidas de incentivo não param por aí, foi estabelecido ainda uma parceria entre Prefeitura, EMATER PI ? Empresa de Assistência Técnica Rural do Piauí e ADAPI ? Agência de Defesa Agropecuária do Piauí para incrementar o apoio ao agropecuarista do município.
Segundo o Prefeito, a ideia é que se trabalhe alguns produtos que o município tenha aptidão e se produza em larga escala, visando assim a comercialização do mesmo nos grandes mercados consumidores e assim gerando emprego e renda.
Nesse primeiro dia, muitos músicos compareceram para fazer animação com muita música.
A produtora Rosirene conhecida como Moça, uma das pioneiras da Horta Comunitária disse que essa foi uma iniciativa muito importante. Segundo ela, antes tinha que utilizar os serviços de suas filhas pequenas para comercializar o cheiro verde de porta em porta, de hoje em diante ela acredita que vai produzir e vender mais enquanto que as filhas poderão se dedicar melhor aos estudos.
A produtora Benedita da comunidade Cedro que vem todos os sábados vender seus produtos na cidade disse que foi uma excelente ideia. ?hoje trouxe 43 pacotes de hortaliças e as 8:00h já vendi toda mercadoria, próximo sábado trarei uma quantidade maior e sem a preocupação de ir de casa em casa?.
A comunidade recebeu bem a feira comparecendo e adquirindo a mercadoria.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.