Raiva em bovinos causa prejuízos e pânico em comunidade de Redenção do Gurguéia

Raiva em bovinos causa prejuízos e pânico em comunidade de Redenção do Gurguéia

Profissionais e criadores em reunião | Márcio - EMATERPI

Diante da confirmação da presença do vírus da raiva em bovinos através de laudo em laboratório de Zoonose em Teresina, as autoridades do setor se mobilizaram no sentido tentar isolar o máximo possível as propriedades atingidas e em raio próximo, evitando transporte de animais, consumo de carne e leite, bem como a realização de exames sorológico nas pessoas da região que mantiveram contato direto com os animais.

Nesta sexta-feira 17, em reunião com os proprietários da comunidade, as equipes de Vigilância Sanitária, Agricultura, Saúde, EMATERPI e ADAPI aumentaram suas preocupações, pois foi constatado que morreram não apenas 09 animais conforme informado ao médico veterinário, ao todo são 51 animais mortos nos últimos dias com os mesmos sintomas dos animais confirmados em laboratório.

Sendo assim ficou determinado que haverá um mutirão entre as equipes e criadores na vacinação em massa desses animais e a proibição de transporte consumo dos animais da região em um prazo de 30 dias. A Prefeitura também informou que o recesso de final de ano dos funcionários do setor será prejudicado, pois todos deverão ficar em alerta constante.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES