Nesta quarta-feira 19, a cidade de Redenção do Gurguéia recebeu o Major Viana, chefe da Cavalaria em Teresina e Coordenador do Projeto Cidadão Mirim. A visita tinha como objetivo a implantação deste projeto onde Redenção, Cristino Castro, São Gonçalo do Gurguéia, Cristalândia e Santa Filomena foram contempladas. Participaram da reunião representantes de classe como: Secretários Municipais, Pastoral da Criança, Igreja, Sindicatos, Conselho Tutelar, Vereadores entre outros.
Este projeto que tem como slogan ?construindo mais cidadania? é do Governo do Estado, mediado através da Cáritas e, visa trabalhar a base (criança) para formação de homens disciplinados no futuro. É uma ação de prevenção primária através de ações e atividades de educação complementar que visa afastar as crianças e os adolescente do uso das drogas, da prostituição e dos vícios que afligem os menores e suas famílias.
O público alvo são crianças de 6 a 16 anos de idade, criança de risco, estado de vulnerabilidade social. Outro critério é estar em sala de aula.
Essas crianças terão encontros aos sábados onde participam de várias atividades, entre elas, aulas de religião, música, disciplina, jogos de várias modalidades como vôlei, futebol, futsal, xadrez etc. Contarão ainda com aulas de reforços em várias disciplinas com alunos estagiários das Universidades e também voluntários.
Serão contempladas 100 crianças de ambos os sexos que receberão do governo, fardamento (tênis, meias, calça, camiseta e boné), material didático (individual), material esportivo (coletivo) e lanche.
O governo também dará bolsa para 5 pessoas sendo um coordenador R$ 240,00 e quatro instrutores R$ 120,00. Segundo o Major Viana, o governo dá o pontapé inicial, mas a continuidade depende dos cidadãos e cidadãs de Redenção do Gurguéia. Outro pedido do Major é que só se habilite quem de fato tiver a cultura do trabalho voluntário e goste de crianças. A previsão de início é em agosto, após as férias.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.