?Uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão?. Com essa frase, Luiz Gonzaga há décadas já criticava o assistencialismo no Nordeste. Em um tempo mais remoto já se dizia: Dê o anzol e o ensine a pescar ao invés de dar o peixe. Neste último caso, percebe-se que o progresso de uma pessoa ou sociedade não está em apenas dar o peixe, visto que ao se ensinar a pescar amplia-se os horizontes do indivíduo oportunizando o mesmo a lutar por seus objetivos de maneira mais concreta e objetiva.
Na cidade de Redenção do Gurguéia esse é o mote, a preparação do homem para uma vida livre, autônoma, haja vista a quantidade de cursos profissionalizantes realizados no ano de 2013, algo jamais visto na história do município. A Secretaria de Assistência Social que sempre trabalhou o ?alívio imediato? como forma de manter a dependência e consequentemente o domínio sobre os menos favorecidos, hoje trabalha a independência dessas pessoas, preparando-os para o trabalho livre.
Já neste ano de 2014 a Prefeitura de Redenção por meio da secretaria de Assistência Social conseguiu o curso de "Mecânica de motocicletas". Esse curso foi pactuado e aprovado pelo MEC para o 1º semestre de 2014 através do PRONATEC. Ele vai ofertar 30 vagas para o município e tem uma carga horária de 300 horas. O curso deve começar em 16/06 e terminar em 02/10/2014.
O Secretário Joaquim Fonseca Santos Filho tem buscado incansavelmente junto à órgãos estaduais e federais, os cursos que demandam mão de obra na região. Como exemplo, entre tantos outros, tivemos o Curso de Mecânica Doméstica (aparelhos eletro eletrônicos), Construção Civil (pedreiro) e agora Curso de mecânica de motos, um nicho de mercado cada vez maior em todo país. Quem tem vive como pode, quem sabe, vive como quer.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.