A redencense Oldênia Fonseca Guerra foi reeleita nesta última sexta-feira, Diretora do CABJ com 70% dos votos. Oldênia obteve maioria em todos os seguimentos da escola, professores, funcionários e alunos. Em entrevista a este colunista para Rádio Redenção FM, Oldênia agradeceu aos conterrâneos pelo apoio, a família e se disse muito satisfeita por este reconhecimento da comunidade bomjesuense, dos profissionais e alunos.
A Diretora Oldênia Guerra credita esta vitória ao esforço de um trabalho coletivo de muitas pessoas que fazem a instituição com muita responsabilidade como bons professores, funcionários comprometidos com o bem estar e funcionamento da instituição e alunos que se doam, se dedicam e que transformaram o Colégio Agrícola como a melhor escola pública do Piauí, resultado certificado pelo ENEM. (A média do Colégio Agrícola de Bom Jesus, cresce há três anos consecutivos: em 2008, ela foi 58,75, classificando-o em primeiro lugar entre as escolas públicas do Estado. Em 2009, o CABJ obteve a média de 59,22, figurando na segunda colocação da rede pública piauiense. Na nova classificação, em 2011, a escola teve a média de 60,62.) ?Isso é de fato o resultado de um trabalho coletivo, de uma gestão responsável que cobra, que fiscaliza, que orienta e que trabalha juntamente com todos os seguimentos.?
A Diretora destacou as conquistas já realizadas como ampliação didática, segundo ela, quando assumiu era apenas o Curso Técnico em Agropecuária, agora são cinco cursos: Informática, Técnico em Enfermagem, PROEJA e cursos nas modalidades concomitantes e subseqüentes pra quem vem fazer apenas o profissional. ?Ampliamos também a estrutura com novas salas de aula, aumento da área de diretoria, sala de professores, secretaria, equipamos bastante os laboratórios de informática, Enfermagem, reformamos toda área física da escola, a fazenda da escola (dois estábulos) conseguimos a construção de uma residência estudantil com atendimento para 100 alunos, com um complexo de prédio com toda infra-estrutura para o aluno estudar com sala de laboratório de informática, biblioteca, refeitório, dormitório, lavanderia etc. O prédio já está construído faltando apenas instalações de equipamentos e inauguração. Construção de um abatedouro para produção animal destinada para o Restaurante universitário sendo hoje responsável por 100% do fornecimento de carne suína e frango?.
Destacou também o apoio da Reitoria da Universidade, que segundo ela se dá em função deste trabalho realizado. ?Tudo isso fez com que a comunidade bonjesuense reconhecesse a forma como trabalhamos, com responsabilidade, transparência e fazendo este trabalho juntamente com professores, funcionários e alunos?.
A diretora falou da responsabilidade de gerir uma escola do porte do CABJ, porém que está preparada, ?estamos começando uma nova etapa com alguns projetos já sendo iniciados como de paisagismo da escola, construção de um prédio anexo de laboratório de informática, enfim são muitas coisas feitas, muitas pra fazer, mas que temos a dedicação e a convicção de que juntos, todos os que fazem o CABJ nós podemos fazer esta instituição cada vez melhor pra que ela se destaque ainda mais no cenário local, estadual e federal?.
Para quem conhece a remota relação entre Bom Jesus e Redenção, é de se sentir tão orgulhoso quanto os negros americanos com a eleição de Barack Obama depois da luta de pessoas como Martin Luther King e a própria eleição da presidenta Dilma Roussef após tantos anos de ditadura e discriminação no Brasil. Uma prova de que através da educação se chega onde focamos nossas metas. Redenção sem dúvida alguma se orgulha, assim como deseja que seus jovens mirem neste exemplo de conquista através da educação, caminho talvez mais longo e árduo, porém o mais compensador.
Nossos parabéns!!!
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.