Após requerimento da vereadora Nilda Soares na última sessão, solicitando providência para o caso da dengue, a Secretaria de Saúde do Município imediatamente mobilizou seu pessoal neste sentido. Nesta quinta-feira 17, houve reunião com os agentes de saúde, agentes de endemias (vigilância sanitária) onde foi definido a criação de um dia D, dia de mobilização contra a dengue em data ainda a ser definida.
Ficou decidido ainda que sejam envolvidas nesta ação as escolas, secretarias de Meio Ambiente, Obras, Comunicação (divulgação) Ação Social (lanche); Educação que será incumbida de informar nas salas de aula, panfletagem etc.
Segundo o agente de vigilância epidemiológica - Edilson Alves dos Santos - houve um aumento considerável no número de larvas positivas em relação ao ano passado, segundo ele, em 2010 de cada 10 amostras, havia 1 ou 2 positivas, já em 2011 de cada 10 amostras coletadas cerca de 3 a 4 são positivas. Ainda segundo o agente a cada semana são encontradas de 30 a 40 amostras principalmente no centro da cidade.
Nestes últimos 5 dias foram fiscalizados pela vigilância os bairros Santo Antonio e Planaltina e tiveram o seguinte resultado: Santo Antonio 11 amostras, Bairro Planaltina 22 estando em andamento os bairros centro e localidade Angical
O agente Edilson Alves dos Santos ? coordenador das endemias (dengue, calazar, chagas) informou que como são apenas 04 técnicos neste combate, se faz necessária a participação de outros agentes, no caso os agentes comunitários de saúde que foram convocados e comprometidos a engajar nesta luta.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.