A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67 % do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos, segundo dados do Banco do Nordeste..
No Nordeste do Brasil a agricultura familiar é responsável por 82,9 % da ocupação de mão de obra no campo.
Em Redenção do Gurguéia, a importância deste segmento socioeconômico vem ganhando volume a cada ano. Seja pelo subsídio do governo através do PRONAF, pela assistência de órgãos estatais e principalmente pelo empenho dos trabalhadores rurais que vêm ao longo dos anos se rendendo às novas tecnologias, variedades novas e assistência técnica especializada.
Outro viés bastante positivo é o companheirismo entre os produtores e também daqueles que detém o conhecimento técnico.
Neste último domingo 16, podemos observar a propriedade do Sr. Salvador Bezerra na comunidade Pedrinhas onde o mesmo planta tomate pela terceira vez. Este ano o Sr. Salvador que sempre trabalhou com recursos próprios, conseguiu um financiamento junto ao BNB no PRONAF Estiagem e está dando um upgrade na sua atividade.
Na visita estiveram: Este colunista como Técnico Agrícola e Biólogo, também responsável pelo Projeto Técnico junto ao BNB, O Técnico da EMATERPI Márcio Morgado e o Engenheiro Agrônomo João Paulo Nogueira.
Este último a nosso convite deu uma aula de novas técnicas ao Sr. Salvador, demonstrando exatamente esse companheirismo. Afinal abdicar de um domingo seja de descanso ou de lazer para fazer visita técnica gratuitamente só mesmo de que tem desprendimento e vontade de ver o sucesso em nossa região.
Nestes próximos 5 dias a propriedade Barra do Riacho do Sr. Salvador começa a abastecer o mercado com tomates de boa qualidade (como se vê nas imagens). Segundo o Engenheiro João Paulo, a plantação encontra-se em bom estado fitossanitário, com perspectiva de boa produtividade (10 kg/pé) e excelente qualidade do fruto.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.