A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), realizou, na terça-feira (9), no auditório do Sebrae, em Picos, a eleição para escolha dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí. A nova diretoria estará à frente das decisões do comitê no biênio 2015-2017.
A reunião teve a participação de diversos representantes do poder executivo municipal das cidades que integram a bacia dos rios, entidades da sociedade civil e usuários de água, como líderes comunitários, presidentes de associação de pescadores e sindicatos de trabalhadores rurais.
“Discutir os problemas e buscar soluções, apresentando ações e propostas para uma melhor gestão das águas da bacia. Este é o principal objetivo do comitê, visando o desenvolvimento sustentável e decidir, em momentos de crise, ações que minimizem os efeitos da seca, como o que fazer com a água das barragens do Semiárido”, afirmou o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, que representou o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, que participa, em Paris, do COP21, conferência sobre mudanças climáticas.
Os membros elegeram como presidente do Comitê de Bacia, o secretário municipal de Meio Ambiente de Picos, Gláuber Jonny e Silva, e como vice-presidente foi eleita Izabel Francisca Carvalho, da cidade de Monsenhor Hopólito, representando a sociedade civil. A secretaria-executiva continua sendo representada pela Semar. Por se tratar de um comitê tripartite, foram eleitos a mesma quantidade de representantes de cada um dos segmentos, em igual número de suplentes: Seis membros do poder público; seis representantes da Sociedade Civil e seis representantes de usuários.
Amparados pela Lei Estadual nº 5.165, de 17/08/2000, os comitês de bacias são órgãos deliberativos, consultivos e normativos criados para participar do gerenciamento dos recursos hídricos de suas respectivas bacias hidrográficas. É composto por representantes do poder executivo estadual e dos poderes executivos dos municípios integrantes, além de entidades da sociedade civil e usuários da água, com atuação na área de recursos hídricos, que tenham sede ou representação na bacia hidrográfica. Sua finalidade é promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira do programa de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando o desenvolvimento sustentável daquela bacia.
Integram o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, os municípios de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Amarante, Anísio de Abreu, Arraial, Barra D’alcantara, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaina, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio de Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guaribas, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Itaueira, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jardim do Mulato, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Novo Oriente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Picos, Pio IX, Queimada Nova, Regeneração, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio do Piauí, São Brás do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Raimundo Nonato,Simões, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Sussuapara, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Várzea Branca, Várzea Grande, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí, Wall Ferraz.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.