No Brasil, cerca de 470 mil estão com o benefício bloqueado, mas podem procurar a gestão municipal para fazer a revisão cadastral até o dia 20 de março, em Santo Antônio de Lisboa 87% das famílias atualizaram (94 famílias) e 13% (14 famílias) ainda não atualizaram e podem procurar o CRAS do município para atualizarem e continuarem a receber o beneficio.
Documentos que as famílias devem apresentar
Responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família): Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.
Demais pessoas da família: pelo menos, um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteira de Trabalho e Previdência Social.
A atualização cadastral é uma ação periódica do Bolsa Família, que verifica se as famílias beneficiárias continuam com perfil para receber o benefício. Qualquer alteração – no endereço, na renda, na composição familiar ou na localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar – deve ser comunicada à gestão municipal e registrada no cadastro da família. Por isso, é importante levar documentos como a Carteira de Identidade, o CPF, o título de eleitor, a certidão de nascimento das crianças, um comprovante de residência e a declaração de matrícula das crianças na escola.
Fonte: MDS
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.