Aconteceu na manhã da última segunda-feira (16), no município de Santo Antonio de Lisboa a entrega de certificados para alunos que concluíram três cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAC em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Emprego ? PRONATEC, o programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Ao todo 90 pessoas já foram beneficiados com os cursos de vendedor, recepcionista e técnico administrativo, outros três cursos estão em andamento que são de Pizzaiolo, Salgadeira e Informática. O curso de costureiro que funcionara nos três turnos, começou na segunda-feira (16). O aluno matriculado em um dos cursos recebe do programa R$ 2 (Dois Reais), por hora aula. O aluno que desistir ou ficar reprovado no curso, ficará dois anos impedido de fazer qualquer curso pelo Programa.
De acordo com a assessora técnica do SENAC Laila Maia, o município faz uma adesão junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e depois procura o SENAC por meio de oficio, em seguida é pactuado junto ao MEC os cursos que o município deseja e é feito a viabilização para que os cursos acontecem. ?Os cursos são de acordo coma demanda do município, todos tem a duração de 160h/a a 240h/a, um curso feito pelo SENAC tem muito peso em todo Brasil porque o mesmo está em todas as unidades da Federação, então é muito bom e tem um peso a mais por ter sido feito no SENAC?, disse Laila.
Para a secretaria da Assistência Social primeira dama Antonio Alzira, só quem ganha com os cursos é o município. ?Com esse curso a pessoa pode ser inserido ao mercado de trabalho, eu fico feliz porque dos 224 municípios do estado Santo Antonio foi agraciado com esses cursos. Para 2014 já estamos com outros cursos para começar no mês de março e assim vãos trabalhando para o desenvolvimento do nosso município?, disse a primeira dama.
O evento de entrega dos certificados aconteceu no auditório do Núcleo Municipal, vereador Francisco das Chagas Rodrigues.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.