No último sábado, dia 09 de agosto, o Hemopi de Floriano promoveu, juntamente com a prefeitura de São Francisco do Piauí e secretaria municipal de saúde, uma campanha de doação de sangue. A coleta aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, das 08h às 17h. Para melhor atender os candidatos à doação de sangue, uma infraestrutura foi montada.
Profissionais da área da saúde, composta por médicos e enfermeiros, mantiveram seus postos no local até o final do evento. As alunas do curso de análise clínicas (Mazé Sousa e Jacira Valcácer) acompanharam todo o processo da coleta e muito contribuíram para o bom desempenho da campanha. A comunidade Sãofranciscana mostrou estar ciente da importância desse ato de solidariedade.
A comissão organizadora da campanha ficou satisfeita com o resultado, a equipe de coleta informou que com as bolsas de sangue coletadas, no dia 09 de agosto, podem- se salvar várias vidas. Essa campanha só foi possível de se concretizar através das parcerias formadas entre, prefeitura municipal de São Francisco do Piauí, secretaria municipal de saúde e Hemopi que agradecem o apoio recebido da população Sãofranciscana, por ter abraçado essa causa e ter comparecido a Câmara municipal, para doar sangue como um ato de solidariedade, pois a necessidade de doadores de sangue é constante.
Nos hospitais, há sempre inúmeros pacientes que precisam da transfusão para ter um novo dia. Para ser um doador de sangue, é necessário preencher alguns requisitos, a fim de que a doação seja concretizada de forma segura tanto para quem doa, quanto para quem vai receber o sangue. O cidadão deve ser saudável e estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite depois dos 10 anos de idade, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. Outros critérios são avaliados no momento da triagem clínica.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.