Teve início ontem (03), um curso de capacitação de polpa congelada na comunidade Vila Zé Paulino, zona rural de São João da Varjota-PI. Para aproveitar as frutas regionais e incrementar a renda familiar.
Ministrado pelo EMATER, o curso de produção de polpa congelada está acontecendo com a participação dos agricultores e agricultoras, que fazem parte da associação da comunidade da Vila Zé Paulino e as extensionistas sociais que estão ministrando o curso são Luciana Ferreira da Silva e Raimunda Ferreira Gomes.
Os objetivos da produção de polpa congelada que está se iniciando na comunidade da Vila Zé Paulino é aproveitar as frutas da região, que na maioria das vezes se perdem, aproveitar a excelente estrutura física que a comunidade já possui, além de aumentar a renda familiar, assim como agregar valor aos produtos congelados.
De acordo com o vereador representante da comunidade de Vila Zé Paulino, as pessoas que tiverem frutas nos quintais de suas casas, vão ter a oportunidade de vender para a casa de polpa de frutas. “É uma renda que a pessoa vai ter, não é de graça que as pessoas vão entregar as suas frutas, na verdade vão vender para a casa de polpa”, explica Benevaldo.
Sem dúvida uma forma de convivência no semiárido, em tempos de crise é preciso que os representantes do povo intensifiquem esforços no sentido de colaborar para que as pessoas principalmente do meio rural consiga se sobressair com seus próprios esforços. Uma excelente iniciativa
Casa de Polpa da Vila Zé Paulino- Zona rural de São João da Varjota-PI
Polpa de Goiaba, primeiras da produção
Trabalhadores e trabalhadoras da Associação local. Momento da produção
De roupa preta, vereador Antônio Benevaldo observa o prcesso da produção da polpa.
Manga
Manga
Mamão
Tamarindo
Paisagem da Vila Zé Paulino
Igrejinha de Santa Clara da comunidade Vila Zé Paulino
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.