EFADE II Promove I Mostra e Multiplicação de Produtos Biofostificados

EFADE II Promove I Mostra e Multiplicação de Produtos Biofostificados

Produtos Biofostificados | José Carlos da Silva

A Escola Família Agrícola Dom Edilberto (EFADE II), do município de São João da Varjota-PI, promoveu neste dia 14 de agosto de 2013, a I Mostra e Multiplicação de Produtos Biofortificados, o encontro teve inicio às 8:00hs da manhã com uma missa celebrada pelo padre Ricardo e em seguida aconteceu uma palestra com os agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste, que passaram informações a cerca das diversas linhas de créditos do Pronaf. Logo após, todos que estavam ali presentes foram ver e degustar os produtos Biofortificados, que foram preparados pelas pessoas da própria Escola que tiveram como base uma cartilha de receitas da EMBRAPA para preparar os pratos como: feijão tropeiro, capiau, bolo de macaxeira, biscoitos, doce da batata doce, etc.

O evento foi organizado pela direção da escola, professores, alunos e seus familiares e prestigiados por diversas autoridades municipais, como vereadores Bety Celane, Benevaldo e Nadson, Maria Clara séc. de agricultura e Válber sec. de Administração.

Um dos momentos que mais chamou a atenção foi a visita ao campo quando aconteceu a colheita da batata doce biofortificada, esta batata tem coloração amarelada da sua parte interna, ela é rica em betacaroteno, o que a torna diferente das demais. A vitamina C está presente em grandes quantidades neste tipo de batata doce, também foi mostrado com fazer o plantio correto da batata e os ramos retirados foram entregues para os estudantes da Escola levar para suas comunidades e multiplicar o plantio.

A EMBRAPA acompanhou todo processo da I Mostra de Produtos Biofortificados da EFADE II, e que na ocasião estava representada por quatro pessoas, entre elas o senhor Marcos Jacob, analista da Empresa que depois da visita ao campo mostrou um vídeo retratando o sucesso obtido com sistema de irrigação por gotejamento em regiões secas como a nossa e também mostrando os talentos dos ex-alunos de escolas famílias agrícolas que vêm se destacando juntamente com suas famílias na produção de alimentos.

É possível produzir com largueza usando a água de maneira correta, mesmo sendo pouca e pondo em prática as boas técnicas para que o seu criatório seja próspero.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES