Equipe do Projeto Rondon se despede do município de São do Arraial, deixando saudades e a experiência de mais de 100 oficinas educativas realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento, desde saúde, educação, direitos humanos, família, engenharia, arquitetura, cultura, direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção, comunicação, trabalho e tantos outros.
A equipe da Operação Velho Monge do Projeto Rondon, composta de estudantes das Universidades Católica de Brasília e Universidade Positivo de Curitiba, estiveram em São João do Arraial no período de 19/01 a 01/02. Os estudantes ficaram acampados na Escola Municipal da Liberdade Paulo Freire, que foi cedida pela prefeitura municipal.
Nesse período o estudantes realizaram coleta seletiva de lixo na ruas e avenidas da cidade, ensinaram como processar e aproveitar o lixo em hortas para produção de alimentos orgânicos, ensinaram a melhorar o processo de fabricação e adobes para construção de casas mais baratas, entre outos.
As oficinas realizadas envolveram gestores municipais, conselheiros, lideranças comunitárias, educadores do ensino fundamental e médio, agentes comunitários de saúde e membros da comunidade em geral.
Visitaram com suas oficinas várias comunidades rurais levando alegria, para as crianças e jovens carentes, descontração e conhecimentos para a comunidades como: Chapada Sindá, São José dos Órfãos, Santa Maria, Marajá e outros.
Em agradecimento a prefeitura municipal promoveu uma noite cultural como a presença de grupos culturais e artista locais, como o cantor Artenis Lima, o Grupo Cultural Tambor de Crioula e a Bandinha da Liberdade entre outras apresentações.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.