A prefeitura de São João do Arraial através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando várias ações para combater a criação e proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti). A primeira ação será em regime de mutirão nas principais ruas e bairros da cidade, recolhendo o lixo das ruas e quintais.
Segundo a secretária de saúde, Vilma Lima, 80% dos focos do mosquito da dengue costuma estar justamente nos quintais das residências. Daí a necessidade da retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) de casas e terrenos.
Primeiro é preciso conscientizar a população para este grave problema. “A prevenção é a medida mais eficaz no combate ao mosquito, porém, as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de todos”, alerta a secretária.
A secretária explica ainda, que a primeira ação será realizada na próxima sexta-feira (05/12), bem antes do início do período chuvoso, como forma de prevenir e alertar a população para os riscos de contaminação e orientar a para que contribuam com o trabalho dos agentes de endemias, verificando a existência de possíveis criadouros.
Os agentes verificarão a existência de possíveis criadouros do mosquito nos quintais e terrenos, e havendo necessidade, aplicando larvicidas onde existem focos do mosquito.
Já o prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), explica que as ações que estão sendo desenvolvidas terão um caráter vigilante e preventivo, visando diminuir as chances de proliferação do mosquito transmissor evitando o contágio da população.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.