O município de São João do Arraial, distante 184km da capital Teresina recebeu na manhã desta terça-feira 25/11, a mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
O mutirão é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Prefeitura Municipal de São João do Arraial, que permite aos trabalhadores e trabalhadores rurais tirarem na hora e sem nenhum custo, todos os documentos civis e trabalhistas, além de receberem informações de como ter acesso aos programas da agricultura familiar e reforma agrária do Governo Federal.
A multarão de cidadania envolve vários órgãos governamentais, como Secretaria Segurança Pública do Estado, INSS, INCRA, Receita Federal e a Prefeitura de São João do Arraial, em uma ação conjunta, coordenada localmente pelas Secretaria Municipais de Assistência Social e de Agricultura. Duran todo o dia foram reiterados sem qualquer custo, vários documentos como: RG, CPF, Declaração de Aptidão ao PRONAF, DAP “A”, Certidão de Assentado Rural entre outros.
O prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), que se encontrava na capital Teresina, participando de um encontro de prefeitos da APPM, destacou: “Somos gratos à todos que estão nos ajudando nesta mutirão que é uma ação conjunta de inclusão social que oportuniza à todos terem seus documentos”.
Todos os atendimentos foram realizados nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Secretaria de Agricultura, que teve ainda, o auxílio de um ônibus itinerante (Expresso Cidadã) devidamente equipado para emissão de todos os documentos, de forma gratuita e instantâneas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.