São João do Arraial dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra vírus HPV

São João do Arraial dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra vírus HPV

Capanha HPV | Joelson Oliveira

A cidade de São João do Arraial, distante 184km da capital Teresina, deu início na manhã desta segunda-feira, 10/03 a campanha nacional de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV). A meta é vacinar 80% do público-alvo, formado por meninas de 11 a 13 anos em São João do Arraial.

A campanha teve início com um ciclo de palestras, que começou ainda na sexta-feira 07/03, durante a ?Ação Mulher?, realizada pelas secretarias municipais de saúde e assistência social, por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher, e segue nas escolas públicas municipais e estadual de São João do Arraial.

O papiloma vírus humano (HPV), é o principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas públicas, mas a vacinação também poderá ser feita nos postos de saúde de todas as regiões.

A vacina que ser aplicada previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.

Segunda a enfermeira Aldeane Miranda, que ministrou palestra para alunos na Escola Municipal Rosa Barbosa, na tarde desta quinta-feira (13/03), ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas.

?A vacina que será aplicada protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 ? os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero?. Explica a enfermeira.

Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.

Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES