O município saltou de 52,5 pontos em 2022 para 75,2 pontos em 2023_
São João do Arraial conquistou o 2º lugar no ranking de Transparência e Governança Pública 2023 elaborado pela Força Tarefa Popular, com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional. O município, administrado pela prefeita Vilma Lima, registrou o maior aumento entre as cidades analisadas da região Norte do Piauí, tendo obtido um total de 75,2 pontos na avaliação atual – 22,7 pontos a mais em relação a 2022, quando alcançou 52,5 pontos.
Para a prefeita Vilma Lima, esse feito reflete o compromisso da administração municipal com a transparência, a ética e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. “Estamos comprometidos em construir uma cidade cada vez mais transparente e justa para todos os nossos cidadãos. Esse reconhecimento é fruto do trabalho árduo da nossa equipe e do apoio da população. Continuaremos empenhados em promover uma governança pública exemplar, baseada na honestidade e na participação cidadã. Parabenizo todos os envolvidos nesse esforço conjunto”, declara a gestora.
Em comparação com o ano anterior, quando São João do Arraial obteve 52,5 pontos e foi classificado como “regular”, o município se destaca pela evolução na classificação, com 75,2 pontos, tendo conquistado o nível “bom” no índice de 2023.
“Nosso município tem se destacado pela administração eficiente e pela busca contínua de aprimoramento na prestação de serviços à população. A nova classificação de São João do Arraial é mais um passo significativo na direção de promover uma administração mais acessível e aberta, e reforça o nosso compromisso em servir à comunidade com responsabilidade e eficiência”, completa a prefeita Vilma Lima.
*ITGP*
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) foi desenvolvido para ser uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos Poderes subnacionais brasileiros. A cada atualização do índice, será possível comparar a evolução dos entes avaliados e estimular melhorias contínuas da transparência pública.
O ITGP classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência daquele ente.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.