São José do Divino celebra o retorno da tradicional Festa do Leite

festival do leite

Nesta sexta-feira (29), os moradores da cidade de São José do Divino, localizada na região dos cocais, região Norte do Estado do Piauí, tiveram muito o que comemorar com retorno da 29ª tradicional Festa do Leite e Feira Agropecuária. A festa acontece de 29 de novembro e segue até 01 de dezembro com uma vasta programação. O evento que é uma realização da prefeitura da cidade e tem como patrocinador o Governo Estadual do Piauí, através da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), volta em grande estilo, após sua última edição em 2017.

O objetivo do evento é dar visibilidade ao município que é considerado a maior bacia de produção de leite do Piauí e homenagear seus produtores locais. De acordo com o prefeito Antônio Felícia (PT), que também é produtor leiteiro “É uma grande alegria realizar a 29º Edição da Festa do Leite, porque é uma festa de tradição. Quando iniciamos, São José do Divino não era nem cidade ainda, era apenas um município de Piracuruca. Ano passado não fizemos a festa porque priorizamos obras e pagamentos dos funcionários. Estamos retornando, mas muita gente disse que não íamos conseguir. Mas graças a Deus conseguimos e vamos continuar realizando por muitos anos”, relatou o prefeito.

 

Uma das principais atrações da festa do leite é o Concurso Leiteiro, que pagará um total de R$ 22 mil em premiações às categorias campeãs. A primeira etapa do concurso iniciou por volta das 06h da manhã, com a 1ª Ordenha de vacas, novilhas e cabras. Ao anoitecer aconteceu a segunda etapa. Serão seis etapas até o domingo (01).

“Esse evento já faz parte da cultura do nosso município, há 29 anos gerando emprego, é fontes de renda para vários moradores, como comerciantes e produtores que se engajam no concurso para valorizar a agropecuária leiteira”, declarou o vice-prefeito Assis Carvalho (PSDB).

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um dos apoiadores da festa e ficou responsável pela consultoria e comissão técnica, visando melhorar a organização. Ao Portal do Estado do Piauí, Daniel Ribeiro, Consultor da Área de Agronegócio do SEBRAI explicou o objetivo do serviço prestado.

 “A consultoria visa um aperfeiçoamento de todos os procedimentos e processos que se efetuam durante o torneio leiteiro. Serve para acompanhar desde a chegada dos animais, verificação de sanidade que é feito junto com o veterinário aqui do município e também o acompanhamento de todas ordenhas”, disse o consultor.

 

O produtor José Maria, da Fazenda Trapiar, localidade Jaboti, participa da competição  com quatro animais, três vacas chamadas Pitadinha, Valdênia e Preta Gil e com a cabra Roxinha, que surpreendeu a todos com o nascimento de um cabrito no primeiro dia de competição “Semana passada tive que sacrificar uma cria dela, mas hoje ela teve uma nova cria e muitos falaram que ela não era para participar, mas ela vai seguir em frente”, afirmou.

 

O produtor Francisco das Chagas, que participa do concurso com uma  vaca e uma novinha falou também com o Portal do Estado do Piauí “Estamos concorrendo com os outros produtores e espero que o evento seja bem agradável. A preparação da edição deste ano foi um pouco corrida, e os custos estão altos para manter um animal hoje no padrão de concurso. Participo não por ganhar alguma coisa e sim em manter a festa, a tradição”.

Falando em tradição, as filhas de Francisco da Chagas já foram Rainhas do Leite. Cintia Carvalho, filha mais velha já foi Rainha Mirim do Leite em 1998 e Rainha Adulta em 2002 e a Maria Samile foi realeza mirim em 2006 “Eu acompanho meu pai e dou total apoio para ele, já fui Rainha Mirim e espero que essa tradição prospere por muitos anos”, expressou Maria Samile.

  CONFIRA O RESULTADO PARCIAL DO 1º DIA DAS ORDENHAS



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES