A organização XI FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS, tradicionalmente realizada de 19 a 23 de junho em São João do Arraial, sempre paralelo aos festejos de São João Batista, transferiu o evento para nova data, 01 a 04 de julho. A transferência do evento foi uma exigência da Igreja Catalítica através do conselho pastoral e do Pároco da cidade o Pe. Luís Gomes.
A principal alegação da igreja, é a de que os fiéis católicos participam mais dos eventos do festival, do que, dos eventos da igreja, inclusive, muitas vezes esvaziando a igreja em detrimento dos leilões e outros eventos que acontecem após as missas. Outra alegação, é a de que, muitos veem à cidade supostamente para os festejos de São João Batista, e ao chagar, participam apenas do festival, deixando os festejos do santo em segundo plano.
A organização do festival se defende, dizendo que o festival atrai gente tanto para o festival cultural, quanto para os festejos de São João Batista. Outra defesa, é a que o Festival Cultural é uma indústria de consumo de bens e serviços, que acontecem exclusivamente em função do festival e que beneficia principalmente os festejos como o empoderamento financeiro da população.
Vale ressaltar que a gestão municipal se esforçou muito para manter a tradição do festival cultural no mês de junho, paralelo aos festejos, inclusive adiando essa decisão por vários anos. Atualmente o Festival Cultural dos Cocais é realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Arraial e pela ASCOCAIS (Associação Cultural dos Cocais)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.