Foi realizada nesta quarta-feira (19) uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir a situação da segurança pública em São João do Piauí.
Estiveram presentes a reunião o Tenente Edilson Salviano, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de São João do Piauí, Major Jozinaldo Marinho de Sousa, Comandante do 11º BPM de São Raimundo Nonato, o Delegado de Polícia de São João do Piauí, Jorge Terceiro e o Promotor Vinicius Calheiros, que assumiu a comarca recentemente.
Na audiência, estavam presentes os vereadores Gildete Dias, Ernane Moura, José Wilson, Elias Laurentino, Vilmar Leite e Marcilene Lavor, o assessor jurídico da prefeitura municipal Gustavo Barbosa, funcionários de agências bancárias, comerciantes, policiais militares e populares.
O tema da reunião foi a recente onda de assaltos na cidade que está tirando a tranquilidade da população e preocupando os órgãos de segurança, que relataram a dificuldade atual das Policias Civil e Militar de São João do Piauí, quanto à falta de veículos adequados e pessoal, além da cobrança que foi feita para que os representantes políticos do município possam estar pressionando o governo estadual para que possa dar mais condições tanto às forças policiais quanto ao judiciário local, designando mais um juiz e um promotor, instalando mais uma vara judiciária e colocando o juizado especial para funcionar em nossa cidade.
Foi sugerido pelo Comandante do BPM de São Raimundo Nonato na reunião que fossem instaladas câmeras de vigilância em pontos estratégicos na cidade para coibir ações de criminosos e vândalos. Os vereadores se colocaram a disposição para, em conjunto com o poder público municipal, viabilizar esta medida, através do reforço na iluminação pública. O executivo municipal também informou através de seu representante que uma lei será brevemente enviada para a Câmara Municipal para uma parceria com a Polícia Militar na questão do controle do trânsito.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.