O Piauí pode receber em dezembro próximo o certificado de área livre de febre aftosa por vacinação, afirmou nesta segunda-feira o diretor geral da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) José Antonio Filho. A mudança é devido aos bons resultados das últimas campanhas de vacinação e ao sucesso da realização de todas as etapas. E na oportunidade o secretário do desenvolvimento rural, Rubens Martins, divulgou o resultado da primeira etapa 2012 de vacinação contra aftosa na qual uma intensa campanha, o Piauí imunizou mais de 96,5% dos seus rebanhos bovinos e bubalinos (espécie de búfalos) ultrapassando de novo a expectativa do Ministério da Agricultura que era de 80%.
O secretario se disse bastante feliz com o resultado da vacinação. ?Estamos bastante felizes com o sucesso absoluto da campanha de vacinação, pois os efeitos drásticos da estiagem fizeram com que os animais ficassem enfraquecidos. Contudo, os produtores já internalizaram uma cultura de cuidados para com os animais?, ressalta Rubem Martins. Lembrou que a estiagem deixa os animais enfraquecidos, mas que no Piauí os produtores já têm uma cultura de cuidado com os animais e frisou que o alto numero de animais no processo de sorologia muito contribuiu para o Piauí deixar a faixa de médio risco e passar para a livre de aftosa.
Os municípios de Regeneração, São Braz do Piauí, Anísio de Abreu, Redenção do Gurguéia, Pajeú do Piauí, São João da Serra, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Sebastião Barros, Júlio Borges, São Félix do Piauí, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Tanque do Piauí, Cajueiro da Praia, Aroeiras do Itaim, Cocal de Telha, Agricolândia, Lagoinha do Piauí, Bela Vista do Piauí, Conceição do Canindé, Curralinhos, Palmeirais, Sebastião Leal e Santa Cruz dos Milagres alcançaram o índice de vacinação de 100%.
Ano passado o índice de vacinação chegou a 97,47% na primeira etapa, numero que leva o Piauí a receber o certificado de área livre da aftosa. Agora os técnicos passaram para a segunda etapa de vacinação com expectativa de manter o certificado com o Piauí.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.