Maximizar as ações voltadas para os avanços profissionais na área da educação evidencia que as propostas discutidas na 1ª Semana Pedagógica estão sintonizadas com as demandas sociais. Nesta perspectiva, a semana conta com profissionais qualificados e capacitados para desenvolverem de forma satisfatória os aspectos a serem questionados durante as atividades.
Desta forma, o profissional na área da educação Demerval Araújo, educador graduado em pedagogia e palestrante há quatro anos, ministrou um circuito de palestras que oxigenou uma neo visão por parte dos profissionais da educação participantes do evento. O palestrante reforçou que o evento convida os diretores, coordenadores, professores, zeladores, vigilantes, merendeiras, motoristas, todos os envolvidos no processo de educação do aluno do ensino público a se perceberem como profissionais da educação e se preocuparem com os resultados que estão gerando.
?Os profissionais da educação precisam falar uma língua só, não podem continuar segmentados. Para garantir o sucesso dos alunos eles precisam exercer A Comunidade da Visão, termo usado na pedagogia que define a unidade dos profissionais nas práticas docentes.? destacou o educador.
De acordo com o educador, ressignificar práticas docentes significa refletir a metodologia, diagnosticando o erro e se propor a corrigi-lo. ?É necessário caminhar em uma linha diferenciada no qual garanta que a tarefa seja cumprida e que o aluno aprenda as melhores coisas, o mais rápido possível, da melhor forma possível. A escola toda respirar um ambiente de docência.?, acrescentou Demerval Araújo.
Segundo o educador, algumas das principais práticas que podem ser pontuadas para a execução do processo de Ressignificação da Prática Docente são as relações, o enfoque na gestão de pessoas. ?Todo coordenador e diretor precisam ser coesos, comungar da mesma visão. Quem dá o tom do funcionamento da escola é a gestão?,diz.
?Mudanças no gerenciamento de pessoas e relacionamentos para que as capacitações aplicadas gerem resultados são outros fatores a serem abordados.Os professores precisam ser abraçados pela gestão e por toda escola para que eles tenham condições de mudar as práticas de ensino, avaliação e planejamento dentro de sala de aula. Essa nova escola que é bem planejada, gerenciada e pensada possibilitará que a proposta pedagógica seja alcançada coletivamente. Convém ressaltar que o educador precisa explanarseus planos de curso e suas sequencias didáticas dentro de uma linha progressista, abolindo do cotidiano das escolas esse costume que o professor diz ter o planejamento aula de cabeça. Ele precisa deixar de ser ativista, deixar se justificar com base na experiência, e se manter estudando.? considerou o profissional da educação.
?Os educadores podem usar a internet por meio das redes sociais como ferramenta de interação com os alunos, propor questionamentos, postar avaliações que acumulem pontos qualitativos, projetar interatividade além da sala de aula socializando o aluno com a tecnologia.?, finalizou o educador.
Fonte:
JamahynnaDyelle
Jornalista/Assessora de Imprensa
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.