A formação continuada focou as atividades voltadas para melhorias no desempenho das disciplinas de Matemática do 4° e 5° ano, português do 4° e 5° ano, e o 6° e 9° ano do ensino fundamental na formação interdisciplinar com as disciplinas história, geografia, ciência, direcionando o gênero contextualizado à linguagem textual, voltado para a prova do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Segundo a coordenadora pedagógica SocorroMatos, a importância da Formação Continuada é uma estratégia de melhoria da qualidade do ensino, estabelecendo assim, propostas que venham a contribuir para que o crescimento seja socializado da melhor forma possível em um processo de humanização para melhoria da prática docente.
?O que vemos aqui hoje é o início de uma formação continuada em serviço, sendo realizada dentro de um contexto educativo no tempo e espaço de trabalho, em uma contínua dinâmica de construção do desenvolvimento profissional. Isso a diferencia de outras concepções de formação como ?capacitação?, ?treinamento? que limitavam o professor e sua capacidade de discussão e reflexão?, ressaltou.
A equipe técnica da Secretaria de Educação de São Miguel do Tapuio, durante a formação, atuou em uma perspectiva de construção coletiva, pautada no dialogo. Com o objetivo de sustentar pedagogicamente as ações por meio de diferentes estratégias, atribuiu funções diagnósticas, formativas, e socializadas, contribuindo para solução de problemas e para a sistematização dos avanços.
Trocar experiências, atualizar a metodologia de aula e ter um novo olhar sobre as práticas de ensino faz desses encontros uma oportunidade de crescimento. ?Encontros como esses são muito importantes para o desenvolvimento do ensino, pois possibilita um intercâmbio entre nós profissionais da educação e favorecem consequentemente a melhoria da didática com os alunos em sala de aula. Aperfeiçoar o conhecimento nos torna melhores a cada dia?, afirmou Antônio Francisco, coordenador escolar na região do Monte, na zona rural, e professor do ensino fundamental durante onze anos.
Fonte: JamahynnaDyelle
Jornalista/Assessora de Imprensa
MTB 0001660 PI
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.