A Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Piauí, lançou, nesta terça-feira (19), o programa Palavra de Criança 2015. Na solenidade, 79 municípios receberam o certificado de alfabetização de crianças na idade certa e assinaram um contrato firmando o compromisso com os oito objetivos do programa para este ano.
A solenidade foi sediada no Theatro 4 de Setembro onde os municípios que atingiram a meta estipulada junto ao Programa Palavra de Criança- PPC 2013 que tem como objetivo alfabetizar no mínimo 60% das crianças na Idade Certa ou ao final do ciclo de alfabetização (3º ano do Ensino Fundamental) foram certificados pelo bom desempenho alcançado no processo de ensino aprendizagem.
O município de São Miguel do Tapuio, que atingiu um percentual de 63,4, foi representando pelo prefeito municipal Dr. Lincoln Matos e primeira dama Dona Maria do Carmo, secretária de educação Profª Claudineide Milanez, coordenadoras: Silvana Maia, Poliana Marques, Evilane Alves, Sandra Carvalho e Ana Marta.
Para o governador Wellington Dias, a alfabetização na idade correta é fundamental para a qualidade da Educação no Estado. "Um de nossos objetivos é a qualidade da educação no Estado e o pilar disso são nossas crianças aprendendo a ler e escrever na idade certa", disse.
O evento ocorreu intensamente com uma vasta e emocionante programação, com fala das autoridades, apresentação de peças teatrais e leitura de carta
No município foram avaliados na rede municipal de educação o total de 295 alunos. Os resultados foram computados após correção da prova do PPC aplicada no final de 2013, nas turmas do 3º ano ensino fundamental, cujos percentuais foram compilados pela Universidade Federal do Ceará, através da coordenadora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC, Profa. Ana Paula de Medeiros Ribeiro e disponibilizados pelo UNICEF.
Os oito objetivos do programa para este ano são: acesso de cada crianças à Educação Infantil aos quatro anos de idade; todas as crianças frequentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais; todas as secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações da Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental; todo Centro de Educação Infantil e escolas promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças; todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização; todos os professores (a) da Educação Infantil e dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma; pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental.
A meta do Palavra de Criança 2015 é o de assegurar uma alfabetização integral para os alunos."Nosso principal desafio é garantir a educação integral, sobretudo a ligação da educação infantil e o ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a dez anos", afirma Rui Aguiar.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.