Com o objetivo de reabilitar pacientes recuperando sorrisos a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou ontem, 02 de fevereiro, atendimento para usuários do sistema de saúde do município que necessitam de uso de prótese dentária.
O atendimento que ocorreu no Posto de Saúde Beca Campelo na localidade Jenipapeiro, localizada a 36 km da sede, foi realizado por uma equipe formada pelo Dentista e Coordenador de Equipe Bucal Dr. Heriberto, Maria José – Técnica em Prótese Dentária, Protético David Denilson e pela Auxiliar de Saúde Bucal Rosilene Martins.
Os pacientes passaram por dois processos: Moldagem (ato de moldar o paciente e de obter o modelo) e Registro de Mordida.
Antes de se iniciar os procedimentos a Técnica em Prótese Dentária, Maria José, repassou informações de como higienizar a prótese para os pacientes, bem como, cuidados e hábitos diários de como utilizar a prótese.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde através do Programa Brasil Sorridente que realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas. No município são ofertadas gratuitamente prótese dentária total e prótese dentária parcial removível.
De acordo com o Coordenador de Equipe da Saúde Bucal, Heriberto Leandro, a reabilitação de prótese dentária tem por finalidade recuperar a estética e função mastigatória, além de preservar os dentes ainda existentes.
O Laboratório de Prótese Dentaria do município foi inaugurado no dia 10 de junho de 2015 e já realizou mais de 300 atendimentos.
(Inauguração)
A paciente Maria José da Silva de Sousa, 72 anos, residente na localidade Fortaleza, em conversa com nossa reportagem destacou sua felicidade em participar do Programa e ter a oportunidade de trocar sua prótese que é utilizada a mais de 46 anos.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Antônia Ribeiro, o acesso ao programa se dá de forma universal, democrática e respeitosa como todas as ações da administração do prefeito Dr. Lincoln Matos. A triagem é feita pelos dentistas da Estratégia de Saúde da Família que utiliza o critério de necessidade do paciente.
Durante as atividades educativas de prevenção do câncer de boca, os pacientes são examinados e aqueles que necessitam da reabilitação são encaminhados ao Laboratório de Prótese Dentária.
“Ficamos muitos felizes em proporcionar a reabilitação oral dos pacientes que necessitam e a proposta de descentralização para a zona rural tem o objetivo de levar o mais próximo possível do nosso usuário também a reabilitação oral, uma vez que 100% da nossa zona rural é assistida pelo Programa Saúde da Família e pelo Programa de Saúde Bucal, com consultórios odontológicos nas regiões mais populosas como Palmeira de Cima, Jenipapeiro, Brejo da Onça, Varzinha e Cachoeira e as localidades mais distantes são atendidas na Unidade Odontológica Móvel (UOM)” pontua Antônia Ribeiro. “Muito em breve estaremos inaugurando as UBS Santana, Brejo Grande, Juazeiro e São Nicolau, todas com consultórios odontológicos” conclui.
A entrega das novas próteses está marcada para o dia 30 de março na referida unidade de Saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.