Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí a Prefeitura de São Miguel do Tapuio através da Secretaria Mun. de Educação realizou na noite de ontem, 23 de julho, o lançamento oficial dos cursos técnicos profissionalizantes que serão ofertados no município através do EAD (Ensino a distancia do IFPI). O evento aconteceu na U. E. Manuel Evaristo de Paiva (Canto).
Na ocasião a Secretária Mun. de Educação, Claudineide Milanez, destacou a importância da parceria do município com o instituto de educação técnica, proporcionando aos sãomiguelenses uma qualificação gratuita.
O Prefeito Municipal, Dr. Lincoln Matos, destacou a preocupação que a administração ?Respeito a nossa gente? tem com a qualidade do ensino aprendizagem de cada cidadão ?No município em parceria com o instituto federal de educação estamos trazendo para o município cursos de qualidade com duração de dois anos e já iniciaremos no próximo dia 20 de agosto seis cursos pelo programa PRONATEC? finalizou o gestor municipal.
Para o diretor de ensino a distancia do IFPI, Marcelo Aurélio Carvalho de Morais, o ensino a distancia oferecido pelo Instituto Federal tem como objetivo a democratização da educação no interior do estado, na perspectiva de uma educação profissional. ?O instrumento que o instituto encontrou para oferecer cursos profissionalizantes em diversos municípios do estado foi na modalidade a distancia dentro do programa Rede E-Tec Brasil? finalizou Marcelo Aurélio.
No município serão ofertados quatro cursos na modalidade a distancia, as inscrições podem ser feitas através da internet até o dia 01 de agosto no site http://www.ifpi.edu.br.
Confira abaixo perfil dos cursos ofertados no município
Administração: 800h - Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
Logística: 800h - Capacidade de aplicar os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística; executar e agendar programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos; colaborar na gestão de estoques; prestar atendimento aos clientes e implementar os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.
Segurança no Trabalho: 1.200h - Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle. Possibilidades de atuação: Instituições públicas, nas esferas federal, estadual e municipal.
Informática para internet: 1.000h - Desenvolve programas de computador para internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na internet e na intranet.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.